O começo de uma maratona

São Paulo, 20 de março de 2023

Hoje pensava que o Dia das Mães está perto.  Tenho 3 filhos adultos, casados, e uma neta de 11 anos.  Fui recordando o início da família… e o sonho que sempre tive, desde garota, em ser mãe. Namoro, casamento…

O começo de uma maratona

Tudo começa com um sonho, um modelo idealizado.

Gravidez confirmada! Que alegria!!!

Em nossa cultura, o desejo da maternidade, é enaltecido em prosa e verso.

No sonho da futura mãe, existe um bebê imaginário. Lindo, sorridente e perfeito. E bonzinho!

Enquanto isso, o seio da mãe cresce, a barriga aumenta, o corpo muda… Muitas vezes vem o cansaço, pois carrega a ela e o bebe na barriga. Aumenta o peso. A realidade se impõe com todas as mudanças e inseguranças decorrentes. 

A responsabilidade da mãe- gestante cresce, pois precisa cuidar da dieta.

O alimentar de si e do outro, o bebê. Ansiedade e stress, também necessitam atenção..

Estes fatores são importantes no desenvolvimento do feto, além da mãe, com suas necessidades afetivas, seu lugar na família enquanto esposa.

Trabalho complexo! A presença do pai, quando de uma relação saudável, é sempre benéfica, na medida que a mãe se sente aceita diante de tanta mudança, afinal, a fase do namoro e encantamento mútuo progrediu para o desejo de concretizar uma família. 

É um amadurecimento que chega diante de tanta incerteza e questionamentos, afinal, o bebê virá como na encomenda do bebê sonhado?

Todos são aprendizes de um relacionamento intenso e desconhecido: mãe, bebê, pai, avós, tios… toda a família estendida!

Chega a hora de ir para maternidade conhecer o tão sonhado bebe! Nasceu uma linda menina, saudável… moreninha! gorduchinha!

Naquele momento, deixei de ser filha para me tornar mãe! Tinha 21 anos. O que fazer?

Não foram poucas às vezes chorar com ela, afinal, não havia trazido ao mundo, a tão sonhada bebe para chorar e sofrer, concordam?

Fomos as duas, descobrindo juntas, como é ser mãe, pois até então não sabia como era ter uma filha de verdade. A experiência foi nos ensinando e aqui estamos. Foi o melhor empreendimento da minha vida!

Miriiam Halpern, psicóloga, 72 anos, 3 filhos: Leticia 50, Roberto 48 e Gustavo 47 anos.


GOSTOU DA CARTA E QUER ENVIAR UMA PRA GENTE?

Deixe um comentário