Crianças e seus poderes

São Paulo, 8 de abril de 2023.

Olá mães, como vão  vocês? 

Hoje partilho um dia transformado por crianças. 

Sempre que o mundo parece estar caindo, minhas filhas parecem ter ideias de como se proteger, mesmo que não façam a menor ideia do que esteja acontecendo.

Estava fazendo as contas, tensa, preocupada e aflita, cansada da realidade de sempre, de ter que fazer malabarismo com tão pouco.

Foi aí, que elas brincando na sala, chegaram pra mim e disseram “mãe, e se você pudesse escolher um super poder?” Eu disse: eu escolheria ter nascido rica, filhas.

Foi então que a mais velha disse “eu escolheria o poder de recompor florestas desmatadas” e a mais nova disse “eu escolheria o poder fazer crescer comida em todos os lugares”

E foi aí que eu percebi… Nós fazemos trabalho de base, falamos sobre sociedade, sistema e desigualdades, isso não é uma preocupação individual, mas coletiva.

E eu mesmo praticando isso na minha rotina, esqueci o meu entendimento sobre isso. Elas voltaram pulando e brincando pro quintal novamente e eu fiquei ali com um pensamento…

Mal sabem elas que o maior super poder, elas já tem, é iluminar o nosso caminho de volta para si.

Uma simples conversa me ajudou a entender que é um processo, lembrar que tudo bem me sentir angustiada, mas que não é demérito nenhum eu não conseguir hoje.

Eu já consegui há pouco e daqui a pouco consigo de novo. Lembrar também que a vida não é só isso e que o que eu estou plantando no mundo são pessoas que olham o mundo com gentileza e que eu  preciso continuar regando essa planta para que elas cresçam cada vez mais.

Com muito amor e coração quentinho

Mãe de 29 anos, de filhas de 8 e 6 anos


GOSTOU DA CARTA E QUER ENVIAR UMA PRA GENTE?

Deixe um comentário