Filha, Professora, Mulher: Tudo Começa Com Uma Mãe

Conselheiro Lafaiete, 11 de março de 2025

Querida mamãe,

Hoje me peguei pensando em como foi a minha trajetória profissional, uma vez que agora já estou gozando da sonhada aposentadoria, após mais de trinta anos de trabalho árduo, mas gratificante.

Sou da cidade de Carandaí, minha amada cidade, e foi onde tudo começou. Após cumprir todo o período escolar, ao ingressar no Ensino Médio, na época “segundo grau” optei por fazer o curso Magistério. Foi ao longo destes 3 anos de curso que descobri a minha verdadeira vocação: ser professora. Após o término do curso já iniciei os meus trabalhos como professora de educação infantil na periferia da minha querida cidade, atuando por 2 anos e meio. 

Deixei o trabalho para me casar e, por um período de 10 anos, me tornei esposa, dona de casa, mãe…mais ou menos a famosa Amélia da canção de Mário Lago e Ataulfo Alves. Morei na cidade de Ouro Branco por cinco anos e já com a família formada nos mudamos para Conselheiro Lafaiete, cidade que me acolheu e onde dei continuidade à minha carreira.

Fiz concurso público para o cargo de Professora de Educação Básica e fui aprovada. Tudo aconteceu de forma perfeita: trabalhar perto de casa, encontrar uma pessoa de confiança para cuidar dos meus filhos e a aceitação do esposo. Tudo certo!

Foram anos de dedicação, determinação, descobertas e grandes aprendizados.

De acordo com a legislação vigente houve a necessidade de fazer um curso superior na área da educação. Lá fui eu fazer o curso de Pedagogia. Três anos presenciais, noturno, mas de muitos conhecimentos, crescimento pessoal e profissional.

Após 11 anos como professora regente, recebi o convite para a direção da escola o que muito me alegrou por ser um reconhecimento da equipe de trabalho e da comunidade escolar.

E assim fui caminhando e dando o meu melhor juntamente com toda a minha equipe de trabalho. A escola cresceu e eu à frente, vendo a magia acontecer. Fiquei na direção da Escola por 17 anos e meio.

Durante minha trajetória profissional aprendi muitas coisas, ensinei algumas e em meio a tantas situações vividas aprendi a lidar com diversas situações que a cada dia me fizeram crescer como pessoa. Quantas vezes em reunião com familiares pude perceber a necessidade de que estes queriam apenas um acolhimento, um “ser ouvido”, uma palavra de carinho e isso bastava. Chegavam angustiados, ansiosos e saiam com sorrisos nos lábios e semblantes leves. É o atendimento humanizado. Acolher o próximo faz a diferença!

Problemas? Muitos. Desafios? Enormes, mas tudo resolvido com fé. Vivi momentos de alegria intensa, angústias, incertezas, cobranças, realizações e decepções. Ao mesmo tempo fiz grandes amizades. Conheci pessoas e pessoas que contribuíram muito na minha jornada profissional positiva ou negativamente. Não conseguimos agradar a todos.

Após esse período a tão sonhada aposentadoria!

A pessoa que mais me incentivou a ser quem hoje eu me tornei foi a minha mãezinha, hoje já ao lado do Pai Eterno. Ao longo de todo período como estudante, ela sempre incentivou a mim e às minhas irmãs: “estudem, sejam independentes. Podem tomar quantas bombas forem, mas, ninguém sai da escola”. Uma mulher à frente do seu tempo, com pouca formação, mas uma vasta sabedoria e muito conhecimento da vida. A esta flor de nome ROSA, mas que atendia pelo nome de BULUCA, a minha mais sincera gratidão pelas lições de vida e por acreditar que seríamos pessoas melhores a cada dia. E demos a ela essa alegria de sermos pessoas do bem, bem educadas e trabalhando com dedicação, garra, determinação e transparência no que fazemos. Nosso paizinho, meu bom José, já juntinho de Deus, também nos incentivou e vibrava com cada conquista.

 PS: As cinco filhas são formadas em Pedagogia e atuantes na área da educação.

Gratidão, mãezinha querida, por acreditar no potencial de cada uma de nós!

Ao longo de todo este tempo tive o apoio incondicional da minha família amada: esposo e filhos.

Se valeu a pena? Como não? Conhecer e fazer parte da história de tantas crianças e suas famílias e tê-las na minha história de vida não tem preço. Conhecer e conviver com tantas pessoas diferentes em um ambiente harmonioso, foi maravilhoso. Fazer amigos que levarei para a vida inteira é sensacional. Deixo tudo isto que vivi tão intensamente com a certeza do dever cumprido, saindo de cabeça erguida e confiante que dei o meu melhor a cada dia ali vivido.

Receita pronta não existe, mas, se você fizer o que se presta a fazer com humildade, amor, dedicação e deixando o coração à frente, tudo dará certo. Hoje colho o que plantei com todo amor e em terreno fértil pois tenho certeza que deixei saudades.

À DEUS minha eterna gratidão!

Com amor,

Casada há 40 anos, mãe de um casal filhos com 39 e 35 anos respectivamente, que são os melhores presentes que a vida me deu e a melhor parte de mim.


GOSTOU DA CARTA E QUER ENVIAR UMA PRA GENTE?


Descubra mais sobre Diário da Mãe em Construção

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário