As escolhas dos filhos.

Belo Horizonte, 13 de outubro de 2021.

Querida mamãe,

Os filhos, hoje em dia, cada vez mais cedo, querem fazer suas escolhas, não é mesmo? Minha filha Ingrid, começou aos 2 anos de idade, a querer escolher sua própria roupa e fazia um escândalo quando não, deixava vestir o que queria. O que geralmente tinha como consequência  uma bronca e mesmo chorando ela vestia o que eu queria, apenas para impor e dizer: eu que mando! Replicando assim as mesmas ações dos meus pais! Meus pais? Mas eu não falava que não queria replicar as ações deles com meus filhos?

Pois é… a escolha inicia com apenas roupas, mas à medida que crescem outras escolhas são necessárias, como escolher os amigos, o curso da universidade, o relacionamento amoroso, e você se dá conta que algumas destas escolhas você não pode intervir, mesmo supondo as consequências. Aprendi que é necessário deixá-los escolher, e que tais consequências fazem parte do aprendizado e do amadurecimento. Confesso que as vezes que “deu ruim” e a vi sofrer, me culpei por não ter interferido…Sabem como é… coração de mãe! E mãe de filha única! Mas hoje, com 24 anos, a vejo mais forte e até conselheira dos amigos que passam pelas mesmas situações.

Falando em interferir, lembrei que uma vez quando ela tinha uns 7 anos de idade, o professor a bateu com o apagador de quadro, e eu fiz muita confusão na escola. Recentemente, já na universidade, um professor a reprovou sem motivos concretos, o que me deu muita vontade de tomar à frente. Mas parei e lembrei: ela cresceu, e saberá ou não resolver…mas fará parte do processo de aprendizado e amadurecimento dela.

Mamães, vocês podem passar por vários processos de escolhas com seus filhos, e assim como eu em muitas situações tenderão a intervir, mas seus filhos precisam criar “casca” para serem fortes e bem resolvidos.

Estou no processo até hoje de deixá-la colher por suas próprias escolhas.

Eva Adriana Costa Gazoni, 47 anos mãe de Ingrid, 24 na voz de Nívea Viana


GOSTOU DA CARTA E QUER ENVIAR UMA PRA GENTE?


Descubra mais sobre Diário da Mãe em Construção

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário